quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Novelas: Terra Nostra

Terra Nostra
1999


 Terra Nostra retomou um tema caro ao autor Benedito Ruy Barbosa: a imigração italiana, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, e sua importância para a evolução da sociedade brasileira. A novela conta essa história a partir de um romance que resiste a todos os conflitos e provações para triunfar no final.
Em 1894, o navio Andrea 1 deixa o porto de Gênova, na Itália, e cruza o Oceano Atlântico transportando centenas de camponeses italianos fugindo da crise econômica no seu país para tentar a sorte no Brasil, que naquele momento precisava de mão-de-obra para substituir o trabalho escravo nas plantações de café. Entre eles, está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Beth Mendes) e sua filha, a bela Giuliana (Ana Paula Arósio). À bordo, Giuliana conhece Matteo (Thiago Lacerda), um jovem que não tem ninguém no mundo, mas é empreendedor e cheio de esperança.


Durante a viagem, a peste se alastra pelo navio. Os pais de Giuliana morrem e seus corpos são lançados ao mar, para evitar que a doença continue se espalhando. Um dos momentos marcantes nessa primeira fase da novela é a cena em que tripulantes do navio quase fazem a mesma coisa com um bebê, filho dos italianos Leonora (Lu Grimaldi) e Bartolo (Antônio Calloni). Mas a criança chora quando é arrancada dos braços da mãe.
- Matteo também adoece, mas escapa com vida à epidemia. Ele e Giuliana se tornam as únicas referências um do outro. Eles chegam ao Brasil decididos a enfrentar juntos o futuro incerto, mas, durante o desembarque, se perdem e acabam seguindo, cada um, seu destino. A moça é acolhida por Francesco Maglianno (Raul Cortez), imigrante que prosperou em solo brasileiro e que foi grande amigo de seu pai. Matteo arranja emprego na colheita do café da fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes). 



- Na mansão dos Maglianno, na Avenida Paulista em São Paulo, Giuliana cai nas graças de Marco Antônio (Marcello Antony), o filho bon-vivant de Francesco. Ele se apaixona pela moça mesmo sabendo que ela espera um filho, fruto de uma noite de amor com Matteo. O casamento sofre dura oposição de Janete (Ângela Vieira), mãe do rapaz, que tem aversão aos italianos. 


 O jovem italiano acaba, entretanto, conquistando a confiança do coronel, depois que demonstra ser íntegro ao se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting). Vítima de uma cilada da moça, Matteo é acusado de ter se aproveitado dela. Sem poder provar sua inocência, ele decide se casar para impedir que a honra dela seja atingida. Quando Francesco, que havia prometido à Giuliana descobrir o paradeiro de Matteo, finalmente localiza o rapaz, ele já está casado com Rosana, e a moça espera um filho dele. Decepcionada, Giuliana promete a si mesma tentar reconstruir sua vida e esquecer o amado. Ela, então, se casa com Marco Antônio.


A história chega ao fim em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. Depois de superarem várias separações, Matteo e Giuliana terminam juntos, e, no último capítulo, a italiana reencontra o filho em um orfanato. Gumercindo termina irmanado com os italianos com quem tanto brigou e se torna compadre de Bartolo, que começa no sul do país uma vinícola com a ajuda do fazendeiro. A última cena mostra uma seqüência de imagens de crianças, que termina com uma frase no lugar do tradicional fim: “Essa história não termina aqui”. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares